Na ópera, Fanfarra designa o trecho executado em cena por instrumentos de metal,
Caixa (instrumento), Surdo,Bumbo, Prato, Corneta, Cornetões . Atualmente os grupos de Fanfarras evoluiram muito, novos instrumentos foram incorporados com o intuito de melhorar a qualidade de execução de peças. Hoje em dia além de Cornetas e Cornetões (que tentam se aproximar dos sons do trompete e trombone respectivalmente), vários outros instrumentos foram introduzidos no cartel de instrumentos possiveis de uma fanfarra como: Melophones, Flugelhorns, Eufónios, Trompas, Tubas, Barítonos
Antigamente os instrumentos de fanfarra, como corneta e cornetões, eram lisos, ou seja, não possuim nenhum tipo de válvula, ou ajuste para a execução de diferentes notas. Já hoje em dia, esses instrumentos podem possuir gatilhos de semi-tom (com mecânica semelhante a de um trombone, onde a vara se desliza para frente e para tras alterando o percurso do ar dentro do instrumento) e pistos (ou válvulas) de quaisquer tons (semelhantes aos do trompete).
Fanfarra era como antigamente chamavam-se o toque de trompas e clarins, nas caçadas, sendo depois estendido à designação das bandas marciais que acompanhavam os cortejos cívicos ou regimentos de cavalaria.
Link para essa postagem