Músicos unidos

fortalecendo seu espaço

O toque das Fanfarras

Fanfarra (do francês fanfare) é um tipo de banda musical, inicialmente composto por instrumentos de sopro de metal, ao qual foram incorporados outros - com estilo marcial e para exibição pública.

Na ópera, Fanfarra designa o trecho executado em cena por instrumentos de metal,
Caixa (instrumento), Surdo,Bumbo, Prato, Corneta, Cornetões . Atualmente os grupos de Fanfarras evoluiram muito, novos instrumentos foram incorporados com o intuito de melhorar a qualidade de execução de peças. Hoje em dia além de Cornetas e Cornetões (que tentam se aproximar dos sons do trompete e trombone respectivalmente), vários outros instrumentos foram introduzidos no cartel de instrumentos possiveis de uma fanfarra como: Melophones, Flugelhorns, Eufónios, Trompas, Tubas, Barítonos

Antigamente os instrumentos de fanfarra, como corneta e cornetões, eram lisos, ou seja, não possuim nenhum tipo de válvula, ou ajuste para a execução de diferentes notas. Já hoje em dia, esses instrumentos podem possuir gatilhos de semi-tom (com mecânica semelhante a de um trombone, onde a vara se desliza para frente e para tras alterando o percurso do ar dentro do instrumento) e pistos (ou válvulas) de quaisquer tons (semelhantes aos do trompete).
Fanfarra era como antigamente chamavam-se o toque de trompas e clarins, nas caçadas, sendo depois estendido à designação das bandas marciais que acompanhavam os cortejos cívicos ou regimentos de cavalaria.


Link para essa postagem


Read this post | 0 comentários | terça-feira, agosto 11, 2009

Tipos de Trombone



Trombone Sopranino - Figura 1
O diâmetro das campanas variam entre 0,430 "e 0,400". Devido à elevada altura destes instrumentos e a sua utilização de bocal de trompete, são tocadas principalmente por trompetista.

Trombone Soprano - figura 2
Trombone soprano é uma oitava acima do tenor e construído com um diâmetro de entre 0,450 "e 0,470" , é considerado por alguns, um trompete de vara. Foi utilizado em países de língua alemã para reproduzir os agudos na parte chorales, e esta tradição sobrevive em Moravian Trombone Coros. O trombone soprano normalmente é tocado por um trompetista, devido à elevada altura do instrumento e a similar embocadura.

Trombone Contralto ou Alto - Figura 3
O Trombone alto hoje em dia quase não é utilizado. A sua popularidade nasceu na época da renascença, quando os compositores escreviam propositadamente para este instrumento. Este instrumento é mais adequado para um tipo de música melodiosa, que ligava muito bem com as orquestras da época.
O trombone alto é um instrumento em Mi bemol, o que faz com que este instrumento tenha características de som especiais, como o som mais aveludado, mais suave que os outros trombones. É um instrumento que se insere com as madeiras, os metais e com vozes.
Este instrumento apresenta alguns problemas principalmente quando se fala no som. A qualidade de som vai diminuindo a partir do Do(3) para baixo. A técnica do trombone alto é tão maior, quanto a sua parceria com o tenor, é um instrumento lírico com qualidades timbricas típicas na altura.
No próximo artigo, completaremos a análise da Família dos trombones ( tenor, baixo, contrabaixo e de piston ). Aguardem...









Link para essa postagem


Read this post | 0 comentários | domingo, agosto 02, 2009
este é o código: